Para produzir textos de qualidade, nossos alunos têm que saber o que o querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime suas idéias.
Principal movimento: LER MUITO E REVISAR CONTINUAMENTE.
No passado não se aprendia a considerar quem seriam os leitores dos textos produzidos pelos alunos, por isso não havia reflexão sobre a melhor estratégia para pôr as ideias no papel.
Para aproximar a produção escrita das necessidades enfrentadas no dia a dia, o caminho atual é enfocar o desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores. Ou seja: propiciar a criança participação de forma eficiente de atividades da vida social que envolvam ler e escrever.
É ter conhecimento que não apenas são as questões gramaticais ou notacionais (ortografia por exemplo) que ocupam o centro das atenções na construção escrita, mas a maneira de elaborar o discurso.
Sem esquecer que o ponto fundamental nessa tranformação das atividades de produção de texto é quem vai ler , nesse caso o escritor não conta.
Então faz-se necessário saber: Deve-se garantir algumas condições aos nossos alunos, são elas: conhecer os diversos gêneros, o que não significa que os recursos discursivos, textuais e linguísticos dos contos de fadas e da reportagem,por exemplo, sejam conteúdos a apresentar aos alunos sem que eles os tenham identificados na leitura.Um risco é a transmissão verbal de diferentes estruturas textuais,cabe ao professor permitir que seus alunos adquiram comportamento de leitor e de escritor pela participação em situações práticas e não por meras verbalizações.
Ensinar a produzir textos nessa perspectiva prevê abordar três aspectos principais: aconstrução das condições didáticas, a revisão e a criação de um percurso de autoria.
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